Depois de resolverem o problema
meninos tiveram que contar aos outros como o fizeram.
Mostramos aqui algumas.
O Gustavo disse que foi buscar os pauzinhos. Primeiro foi buscar três , depois foi buscar 5 e finalmente juntou todos e contou. Deu oito.
A Mafalda explicou que usou os dedos, 5 numa mão, depois 3 na outra e no fim contou todos os dedos e deu 8. O Alexandre explicou que não usou nada só a cabeça, que nem falou para não fazer barulho para os outros que estavam a contar.
A Maria Inês e o Duarte explicaram que foram buscar ursinhos para fazer de joaninhas. Primeiro 5 ursinhos verdes e depois 3 ursinhos amarelos. Também foram buscar a moldura do 10 para ajudar. Depois foi só contar. Deu 8.
O Lucas também utilizou a moldura do 10 mas trouxe ursinhos de várias cores. Acabou por explicar aos meninos que era mais difícil para contar porque eram de muitas cores e por isso tinha que ter cuidado para não se enganar.
A Laynie e a Teresa olharam para a reta que está na parede e viram que primeiro vinha o 5 e depois o 8 porque era 5 mais 3. Quando foram registar, desenharam quatro joaninhas separadas de outras quatro joaninhas. Quando a Paula quis saber porque a Teresa respondeu que como sabia que 5 mais 3 eram 8, podia desenhar 4 mais 4 porque era muito mais fácil de desenhar do que 5 mais 3. Era só fazer doas em cima e duas em baixo e depois o mesmo do outro lado que tinham logo 8.
Criamos então o cartaz com todas as estratégias que foram aparecendo. Só não apareceu uma, fazer uma conta, mas a Paula explicou que isso ficavam para quando estivéssemos no 1º ano!
Sem comentários:
Enviar um comentário